A PEQUENO SER considera o 2º período uma etapa importante da educação da criança. Essa fase é conhecida por promover o desenvolvimento integral dos pequenos, estimulando aspectos cognitivos, sociais, emocionais e motores, preparando-os para a entrada no Ensino Fundamental.

Ao final desta etapa o aluno já esta alfabetizado, através de:

  1. Aprendizagem lúdica: A educação nessa etapa é predominantemente lúdica e baseada em atividades recreativas, jogos, brincadeiras e experimentações. O brincar é uma forma essencial de aprendizado para as crianças, permitindo que explorem o mundo ao seu redor de maneira criativa.
  2. Desenvolvimento socioemocional: A escola infantil busca desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças, como a capacidade de se relacionar com os colegas, expressar emoções, trabalhar em grupo e desenvolver a empatia. Essas habilidades são fundamentais para uma convivência saudável e harmoniosa.
  3. Estímulo à curiosidade e à criatividade: Nessa fase, as crianças estão naturalmente curiosas e criativas. A escola deve oferecer ambientes ricos em materiais diversificados e oportunidades para que explorem suas ideias e interesses.
  4. Desenvolvimento da linguagem: A linguagem é um aspecto essencial do desenvolvimento infantil. A escola infantil trabalha a linguagem oral e, gradualmente, introduz a linguagem escrita de forma lúdica e prazerosa.
  5. Interação com a natureza: As crianças são incentivadas a ter contato com a natureza, seja por meio de atividades ao ar livre, hortas ou visitas a parques, permitindo-lhes desenvolver uma consciência ambiental.
  6. Preparação para o Ensino Fundamental: Embora a escola infantil não tenha o objetivo de antecipar conteúdos do Ensino Fundamental, ela prepara gradualmente as crianças para essa nova etapa, estimulando a autonomia, a coordenação motora, a concentração e o gosto pelo aprendizado.
  7. Participação da família: A escola infantil incentiva a participação da família na educação das crianças. A colaboração entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar da criança.

É importante destacar que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado e desenvolvimento. A PEQUENO SER respeita as individualidades, oferecendo suporte e adaptações quando necessário, para garantir que todas as crianças se sintam acolhidas e possam progredir em seu próprio tempo.